quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

União 1x0 Internacional

O Inter, sempre dado a feitos inimagináveis, apronta mais uma para ficar para os anais do futebol. Perdeu para o modesto União.

Vou começar vendo o lado menos patético da situação: o time do Mato Grosso foi dado como muito ruim, mas obviamente aqueles que disseram isso nunca tinham visto o time jogar. É óbvio que é um time com limitações, mas o que se viu não foi a ruindade que pintaram antes do jogo. O União foi um time consciente, bem armado e que não usava de faltas como recurso. Foi melhor que a maior parte dos times do interior gaúcho! Não sei se o time é assim mesmo ou se superou para ser o Davi subjugando Golias, mas sei que não foi só o Inter que perdeu, o União ganhou a partida com méritos.

Agora vamos analisar o fiasco. Parecia que tinham dado sonífero para as criaturas do meio pra frente. D'Alessandro não fez uma, uma jogada sequer que desse certo. Se a bola caía com ele, dava pra levantar e ir tomar alguma coisa pois já dava pra saber que nada ia acontecer além dele perder a bola pra algum adversário. Nilmar também foi muito mal, nem conseguir perder gol ele conseguiu porque nem chutar chutou. Do resto dos do meio e frente, ninguém se safa.
50% dos de trás até que não foram tão mal. Álvaro foi o que mais trabalhou e deu conta do recado na maior parte do tempo. Bolívar foi o que mais tentou fazer algo de útil. Índio e Kléber deveriam ter ficado em casa, teriam feito um favor. Ainda dizem que o Sorondo, que finalmente está voltando, vai brigar por vaga com o Álvaro. Só se o Tite for demente! O zagueiro que sai é o Índio, sem dúvida nenhuma. Já sem o Sorondo, quem tinha que continuar jogando é o Danny Morais!

Enfim, era como se eles não estivessem afim de nada, como se a vitória já estivesse programada, era só entrar em campo pra confirmar. Andrezinho, que não se salvou de atuar mal, foi lúcido ao dizer que eles estavam tão preocupados em fazer o 2º gol que esqueceram de fazer o primeiro.
Pois é, no primeiro tempo o time ainda deu sinais de querer ganhar, mas no segundo, todo mundo parecia se esconder, pedindo aos céus pra bola não vir pro lado deles. E o pior é que apenas uma pessoa parecia indignada com a situação: Magrão. Nem pra isso os outros serviram, pra se mostrarem brabos com o que estava acontecendo. Estavam resignados. E resignação no futebol não dá, tem que querer mudar as coisas pra que elas efetivamente mudem!

O esquema do jeito que tá não tem futuro. Independentemente de continuar os 4 lá na frente, Sandro tem que entrar. Ou entra no lugar de um deles, voltando ao esquema do ano passado, ou sai um dos outros dois volantes. Essa última opção deveria ser testada para ver qual o resultado, mas a primeira é a mais segura. Eu gosto de ver os melhores em campo, mas se isso vai começar a afetar o rendimento do time, voltemos ao esquema com três volantes.

Perder o jogo tentando ganhar mas não conseguindo e uma coisa. Perder sem nem tentar é pecado mortal. Espero que todas as mordomias que a direção do Inter proporciona aos jogadores não tenha se transformado em acomodação.




União 1x0 Internacional
Paulo Sérgio; Alex Mineiro, Odvan e Rodrigão; Richard, Rocha (Rafael), Wender, Jonas e Maciel (Cleidir); Diogo e Clodoaldo.
Técnico: José Humberto.
Lauro; Bolívar, Índio, Danny Morais e Kléber; Magrão, Guiñazu (Sandro), Andrezinho (Giuliano) e Alex; Taison (Alecsandro) e Nilmar.
Técnico: Tite.
Gol: Diogo (U), aos 34min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Álvaro, Guiñazu, Magrão (I), Jonas, Rocha, Richard (U).
Arbitragem: Sandro Meira Ricce, auxiliado por Marrubson Melo Freitas e Emerilson Xavier Macedo.
Local: Luthero Lopes, Rondonópolis-MT.

0 comentários: