domingo, 2 de outubro de 2005

STJD anula as 11 partidas apitadas por Edílson Pereira de Carvalho

Da Redação
Em São Paulo


Os onze jogos do Campeonato Brasileiro apitados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho foram anulados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A decisão foi anunciada por Luiz Zveiter, presidente do STJD, neste domingo pela manhã.

"Decido anular as 11 partidas e determino que sejam realizadas novamente com os jogadores que integrem o plantel de cada equipe em datas a serem determinadas pela CBF", anunciou Zveiter, em entrevista coletiva.

Mesmo com o árbitro tendo afirmado que não teve interferência no resultado das 11 partidas, o tribunal preferiu a anulação em pacote, o que deve render novos problemas judiciais. Alguns clubes não pretendem realizar novamente seus jogos.

"Após os depoimentos, chegou-se à conclusão de a possibilidade de um jogo duplo. Nenhuma credibilidade tem a palavra dele, ou seja, ele pode ter contaminado todos os jogos. Mesmo quando não tivesse negociado, ele poderia dar demonstrações de que controlava os resultados para cobrar mais depois. Por isso resolvemos anular todas as partidas", explicou o presidente do STJD.

Com a decisão, o Campeonato Brasileiro ganha um novo líder antes mesmo da realização de sua 29ª rodada. Como perdeu seus dois jogos apitados por Edílson, para Santos e São Paulo, o Corinthians mantém seus 50 pontos.

Já o Internacional, que venceu o Coritiba em jogo comandado pelo árbitro, perde três pontos e cai para a vice-liderança com 48 pontos. Na zona de rebaixamento, o Vasco volta a figurar entre os quatro últimos, perdendo lugar para o Atlético-MG.

Apesar de ter deixado transparecer de que tomaria a decisão sozinho, Zveiter teve a companhia, neste domingo, de autidores do STJD, além de Edson Rezende, presidente interino da Comissão de Arbitragem, e do ex-árbitro Léo Feldman.

Portões abertos
Zveiter também confirmou que as 11 partidas que serão novamente disputadas terão de ter portões abertos aos torcedores. Assim, a CBF tenta evitar processos de ressarcimento feitos por aqueles que estiveram nos jogos apitados por Edílson.

Outra decisão do STJD é anular gols e cartões de todas as partidas envolvidas no escândalo. "Como conseqüências da anulação, ficam anulados os gols e os cartões amarelos e vermelhos das determinadas partidas. Ficam mantidas os efeitos da suspensão automática, mas sem contar para efeito do regulamento", anunciou o presidente da entidade.

Os jogos anulados:
Vasco 0 x 1 Botafogo
Ponte Preta 1 x 0 São Paulo
Paysandu 1 x 2 Cruzeiro
Juventude 1 x 4 Figueirense
Santos 4 x 2 Corinthians
Vasco 2 x 1 Figueirense
Cruzeiro 4 x 1 Botafogo
Juventude 2 x 0 Fluminense
Internacional 3 x 2 Coritiba
São Paulo 3 x 2 Corinthians
Fluminense 3 x 0 Brasiliense


http://esporte.uol.com.br/

0 comentários: